A previsão orçamentária nada mais é do que um planejamento dos gastos do condomínio para o ano seguinte, com base no caixa do ano vigente. A arrecadação de condomínios é feita por meio das taxas de locação de áreas comuns e pagamento da taxa condominial. Com a previsão orçamentária bem feita e com o ajuste ideal das taxas, os condôminos podem ter menos despesas durante o ano.
Esse planejamento deve ser apresentado pelo síndico e pelo conselho fiscal à assembleia geral para aprovação e pode ser feito no final do ano ou no início do ano para o qual a previsão é feita. A aprovação é realizada com maioria dos votos simples do condomínio.
O primeiro passo para realizar uma boa previsão orçamentária é realizar a verificação dos gastos, que são:
Contas de água e luz ;
Pagamento de funcionários ;
Férias, 13º e rescisões ;
Impostos ;
Contratos com prestadoras de serviços ;
Previdências ;
Materiais de limpeza ;
Manutenção preventiva ;
Seguro;
É importante já incluir alguns imprevistos que podem acontecer durante esse período planejado. Isso porque, se for necessário algum conserto ou pagamento de alguma dívida inesperada, não haverão surpresas.
Outra questão a ser considerada na previsão orçamentária é o aumento do valor de contas em algumas épocas do ano, como no verão, onde geralmente a conta de água aumenta ou no inverno, onde aumenta o valor da conta de luz.
Alguns condomínios não permitem fazer um fundo reserva, em casos de condomínios que permitem tal prática, a previsão orçamentária é uma boa maneira de se prevenir de imprevistos.
Após todo esse planejamento, é importante levar em consideração outros possíveis gastos, como alguma modernização, obras de melhorias, etc..
É importante que seja feito um levantamento de todos os inadimplentes do condomínio. Assim, é possível saber de quem cobrar e quais as sanções que devem ser aplicadas para esses condôminos, para garantir o pagamento da inadimplência.
Uma maneira de, mesmo com inadimplência, garantir o caixa para o pagamento das contas e manter a sustentabilidade do condomínio é a contratação de uma garantidora de seguro para condomínios. Assim, você pode contar com o valor do seguro para o seu planejamento do próximo ano, sem se preocupar com os inadimplentes.
É raro que isso aconteça, no entanto, é importante tomar alguns cuidados. Faça uma previsão com três cenários diferentes: pessimista, otimista e realista. Isso facilita a aprovação, visto que o cálculo de alguns gastos muda de acordo com a realidade do condomínio.
Ainda assim, caso não seja aprovada, a previsão feita no ano anterior é a que deve ser utilizada. No entanto, é necessário que o síndico e o conselho fiscal sejam transparentes com os moradores e mostrem que os gastos do próximo ano serão maiores, por isso, cortes nas despesas serão necessários.
-Faça uma planilha ou utilize alguma plataforma de controle;
-Não faça em cima da hora. O planejamento financeiro deve ser realizado com antecedência, para que seja mais assertivo.
Com os serviços de garantia de receita para condomínios oferecidos pela Duplique Santa Catarina, síndicos profissionais e moradores tem certeza de receita para 100% das unidades condominiais.
A Duplique Santa Catarina possui a maior estrutura em seu segmento com centrais de atendimento em Florianópolis (Centro, Canasvieiras e Estreito), São José, Palhoça, Criciúma, Balneário Camboriú e Joinville.
Conheça a Duplique Santa Catarina e solicite uma Proposta aos nossos consultores.
Vamos conversar sobre a receita do seu condomínio?
Não esquente a cabeça para tudo que envolve a cobrança dos moradores inadimplentes!
Solicite uma Proposta aos nossos consultores