SOLICITE UMA PROPOSTA

2ª Via de Boletos
ou Outros Assuntos

Solicitar Proposta Comercial

Solicite sua proposta

Notícias
11/11/2019
Previsão Orçamentária para condomínios: o que é e como fazer ?

     

    O que é Previsão Orçamentária para condomínios?

    A previsão orçamentária nada mais é do que um planejamento dos gastos do condomínio para o ano seguinte, com base no caixa do ano vigente. A arrecadação de condomínios é feita por meio das taxas de locação de áreas comuns e pagamento da taxa condominial. Com a previsão orçamentária bem feita e com o ajuste ideal das taxas, os condôminos podem ter menos despesas durante o ano.



    Esse planejamento deve ser apresentado pelo síndico e pelo conselho fiscal à assembleia geral para aprovação e pode ser feito no final do ano ou no início do ano para o qual a previsão é feita. A aprovação é realizada com maioria dos votos simples do condomínio.

     

    Como fazer uma boa previsão orçamentária? 

    O primeiro passo para realizar uma boa previsão orçamentária é realizar a verificação dos gastos, que são: 

     

    Contas de água e luz ;

     

    Pagamento de funcionários ;

     

    Férias, 13º e rescisões ;

     

    Impostos ;

     

    Contratos com prestadoras de serviços ;

     

    Previdências ;

     

    Materiais de limpeza ;

     

    Manutenção preventiva ;

     

    Seguro;

     

    É importante já incluir alguns imprevistos que podem acontecer durante esse período planejado. Isso porque, se for necessário algum conserto ou pagamento de alguma dívida inesperada, não haverão surpresas.

     

    Outra questão a ser considerada na previsão orçamentária é o aumento do valor de contas em algumas épocas do ano, como no verão, onde geralmente a conta de água aumenta ou no inverno, onde aumenta o valor da conta de luz.

     

    Alguns condomínios não permitem fazer um fundo reserva, em casos de condomínios que permitem tal prática, a previsão orçamentária é uma boa maneira de se prevenir de imprevistos.

     

    Após todo esse planejamento, é importante levar em consideração outros possíveis gastos, como alguma modernização, obras de melhorias, etc..

     

     

    E quando o condomínio possui muitos inadimplentes?

    É importante que seja feito um levantamento de todos os inadimplentes do condomínio. Assim, é possível saber de quem cobrar e quais as sanções que devem ser aplicadas para esses condôminos, para garantir o pagamento da inadimplência. 

     

    Uma maneira de, mesmo com inadimplência, garantir o caixa para o pagamento das contas e manter a sustentabilidade do condomínio é a contratação de uma garantidora de seguro para condomínios. Assim, você pode contar com o valor do seguro para o seu planejamento do próximo ano, sem se preocupar com os inadimplentes. 



    E se a previsão orçamentária não for aprovada em assembleia? 

    É raro que isso aconteça, no entanto, é importante tomar alguns cuidados. Faça uma previsão com três cenários diferentes: pessimista, otimista e realista. Isso facilita a aprovação, visto que o cálculo de alguns gastos muda de acordo com a realidade do condomínio. 

     

    Ainda assim, caso não seja aprovada, a previsão feita no ano anterior é a que deve ser utilizada. No entanto, é necessário que o síndico e o conselho fiscal sejam transparentes com os moradores e mostrem que os gastos do próximo ano serão maiores, por isso, cortes nas despesas serão necessários. 



    DICAS 

    -Faça uma planilha ou utilize alguma plataforma de controle;

    -Não faça em cima da hora. O planejamento financeiro deve ser realizado com antecedência, para que seja mais assertivo. 



    Já conhece os serviços da Duplique Santa Catarina? Indique ao seu síndico!

    Com os serviços de garantia de receita para condomínios oferecidos pela Duplique Santa Catarina, síndicos profissionais e moradores tem certeza de receita para 100% das unidades condominiais.



    A Duplique Santa Catarina possui a maior estrutura em seu segmento com centrais de atendimento em Florianópolis (Centro, Canasvieiras e Estreito), São José, Palhoça, Criciúma, Balneário Camboriú e Joinville.



    Conheça a Duplique Santa Catarina e solicite uma Proposta aos nossos consultores.

     

    Vamos conversar sobre a receita do seu condomínio?



    Não esquente a cabeça para tudo que envolve a cobrança dos moradores inadimplentes!



    Solicite uma Proposta aos nossos consultores