Com as construções e prédios avançando cada vez mais sobre os espaços, vê-se crescendo a quantidade de concreto ao invés de árvores e verde. Com esse viés, o assunto vem sendo mais discutido, inclusive por aqueles que estão dentro dos condomínios, tanto moradores, quanto profissionais. Nesse artigo você vai ver cinco bons motivos para ter uma área verde dentro do condomínio:
- Regulação da temperatura;
- Preservação ambiental;
- Bem-estar dos condôminos;
- Estética do ambiente;
- Espaço multiuso;
- Valorização do seu patrimônio.
Já é comprovado que no concreto e no asfalto o calor é multiplicado, uma vez que os raios de sol são refletidos no concreto e armazenados no asfalto, aumentando a temperatura em todo o local. Já na grama o calor é absorvido e não reflete de volta para a atmosfera. Com as árvores o efeito é de baixa da temperatura em até 15 graus, o que ajuda a refrescar nos dias de verão, já que o concreto exposto ao sol pode chegar até 50 graus.
O espaço verde pode ter uma função muito importante, não só para o condomínio como para todo o ecossistema: preservação ambiental. Mesmo nas regiões mais urbanizadas existem diversos animais e plantas presentes que precisam de espaço seguro para morar ou mesmo para se deslocar. As áreas verdes podem atuar como corredores ambientais urbanos, sendo local de passagem segura para diversos animais e espécimes que necessitam migrar.
As áreas verdes podem valorizar os imóveis em muitos sentidos. Um deles é pelo usufruto dos moradores. Isso porque é comprovado que os seres humanos necessitam do contato com a natureza mesmo que em pequenas doses diárias para manutenção da saúde física e mental.
Como dito, um espaço arborizado auxilia na valorização do imóvel em diversos sentidos. Um deles é a estética do condomínio. Um ambiente que possui verde em meio ao concreto valoriza o imóvel na avaliação imobiliária, uma vez que agrada aos moradores. Isso é interessante também a longo prazo, no caso de venda ou locação do imóvel.
Um dos pontos bastante interessantes para se lembrar é que em um espaço verde não precisa ser somente cheio de vegetação, mas sim ter uma utilização além da estética. Então podem virar espaços multiuso, como área para churrasco ou praça para relaxar e interagir nos períodos de folga.
Com tantos benefícios fica difícil não providenciar uma área verde o quanto antes, certo? Caso seu condomínio ainda não possua uma, é importante entrar em contato com o síndico e verificar a disponibilidade de espaço dentro do seu condomínio, seja ele residencial ou comercial.
Para viabilizar obras e melhorias e manter a manutenção em dia, é fundamental manter o caixa sempre no verde. Para isso, é só contar com a Duplique Santa Catarina. Entre em contato conosco pelo site.