O que é captação da água da chuva?
Captar água da chuva é um processo que visa reservar de água para reutilização. Esse processo é bastante indicado em momentos de estiagem ou simplesmente para redução de gastos. Muitos condomínios inclusive, já possuem um reservatório, mas muitas vezes ele não é de conhecimento do síndico.
Como fazer captação da água da chuva?
O primeiro passo para iniciar a realização da captação de água da chuva é a construção do reservatório - caso o seu condomínio ainda não possua. Por isso, é muito importante colocar no orçamento do seu condomínio o custo para essa obra.
Para ter o melhor custo-benefício, é imprescindível que seja feita uma pesquisa com diversas empresas que fazem esse tipo instalação. Após a instalação do reservatório, é importante ter claro como a captação deve ser feita.
O processo consiste em, ao invés de bombear a água coletada para fora do condomínio, levá-la, através da bomba e de um encanamento, para os pontos onde será usada.
Quais os benefícios de realizar a captação da água da chuva?
Prevenção contra racionamento: Um problema que muitos condomínios enfrentam ao depender do fornecimento de água da empresa responsável pela distribuição são alguns períodos de racionamento ao longo do ano. Isso ocorre pois, em algumas épocas do ano, as chuvas diminuem, fazendo com que as reservas de tratamento de água de muitas cidades também diminuam. Com um abastecimento próprio, é possível que o seu condomínio continue tendo água durante períodos de estiagem. Essa é uma enorme vantagem, pois além de ter água suficiente para os condôminos, evita algumas reclamações de moradores menos pacientes.
Economia: Com a captação da água da chuva e reúso para fins não potáveis da mesma, a economia de água em sistemas de captação é de 20% a 30% do uso normal. A redução na conta de água é inegável nesse sistema. Com isso, a redução dos gastos gerais também podem diminuir. O dinheiro que “sobra”, portanto, pode ser utilizado para resolver outros possíveis problemas ou investir em algo novo para o condomínio.
Utilização da água para a limpeza: A água da chuva pode ser utilizada para as tarefas que envolvem a limpeza do condomínio, como a regagem do jardim, pisos, banheiros, e todos os ambientes necessários, garantindo um condomínio mais limpo (Já que esse não sofre com muitos gastos com água ou pouca limpeza devido a racionamentos) e com menos gasto.
Conscientização ambiental: A captação da água da chuva é uma maneira de contribuir com o meio ambiente. Esse pequeno gesto, de captar água da chuva para reúso, pode ser o passo inicial para que os moradores passem a desejar mais ações que promovam o cuidado com o meio ambiente, como a coleta de lixo seletiva e a economia de energia.
Para implementar esse sistema, como já falado acima, existe um custo que deve ser votado em assembleia geral de condomínio e bem analisado no planejamento financeiro. No entanto, muito síndicos sofrem, pois, para realizar mudanças como essas, é necessário ter receita. Isso é uma preocupação pois, muitas vezes, o planejamento financeiro fica prejudicado pelos moradores inadimplentes. Para que isso não ocorra, é interessante que se tenha uma garantidora de receita para condomínios. Com uma garantidora, é possível realizar as reformas desejadas, visando o melhor para o seu condomínio.
Conheça um pouco dos serviços da Duplique Santa Catarina
Não esquente a cabeça para tudo que envolve a cobrança dos moradores inadimplentes! Solicite uma Proposta aos nossos consultores.