Solicite sua proposta
Termo de consentimento: Ao fornecer os dados de cadastro acima solicitados, o Titular dos dados consente e concorda que o GRUPO DSC na qualidade de controlador, identifique e entre em contato com o Titular para envio de informações sobre seus serviços, além de outros informes. Política de privacidade

Contato LGPD
Os dados disponibilizados neste formulário serão tratados conforme a Política de Privacidade de Dados. Política de privacidade

Notícias
18/12/2019
Limpeza nas áreas comuns de condomínios: o que você precisa saber.


    A limpeza das áreas comuns do condomínio é muito importante para que a qualidade de vida dos condôminos seja garantida. Para assegurar a limpeza do condomínio, deve-se ter atenção há alguns pontos como: a periodicidade que os locais devem ser limpos, quais devem ser limpos primeiro, quais os produtos devem ser comprados e que tipo de limpeza deve ser feita em cada local. 


    Sabendo disso, elencamos dicas de por onde você deve começar. Confira!


    Tipos de limpeza em condomínios 


    Antes de qualquer coisa, é importante saber quais são os tipos de limpeza necessários em um condomínio, para saber exatamente qual o seu condomínio precisa e quais profissionais você deve contratar


    Limpeza geral: Assim como diz o próprio nome, é a limpeza realizada em todas as áreas comuns, seja nos elevadores, hall de entrada, portaria, corredores e garagem. Esse tipo de limpeza deve ser feita todos os dias ou ao menos uma vez na semana, de acordo com o tamanho do condomínio e fluxo de pessoas nesses ambientes. 


    Limpeza de conservação: É a limpeza que garante que os ambientes não fiquem com mau cheiro. Inclui tirar pó dos móveis, retirar o lixo e cuidar do jardim. Essa limpeza deve ser feita de acordo com as demandas do condomínio.

     
    Limpeza de manutenção: É aquela limpeza que inclui a manutenção preventiva, como limpeza da caixa d’água. filtragem das piscinas, limpeza e pintura da fachada e dedetizações. Ou seja, é a limpeza que garante tanto o bom funcionamento, quanto a beleza do condomínio. 


    Faxina: É a limpeza mais pesada. Essa deve ser feita em uma periodicidade pelo menos mensal. É a lavagem de diversos ambientes, de vidros, janelas, portas, azulejos e pisos. 


    Contrate profissionais especializados 


    Sem pessoas com experiência na área, de nada adiantará fazer um checklist de limpeza e comprar os melhores materiais. É importante que se observe a quantidade de locais a serem limpos e o tamanho do condomínio para que se tenha uma noção de quantos funcionários de limpeza precisam ser contratados. 


    Empresas terceirizadas são uma excelente opção para quem deseja facilitar o trabalho. A empresa terceirizada geralmente já tem um quadro de funcionários qualificados. Além disso, diminui os custos no planejamento orçamentário do condomínio. 
    Alguns condomínios preferem contratar uma faxineira fixa, para que se tenha maior constância na limpeza. Nesse caso, é necessário que seja contratado  também pessoas especializadas para fazer uma limpeza mais pesada, pelo menos a cada 15 dias. 


    Cronograma de limpeza 

    É importante realizar um checklist de limpeza. Ou seja, elencar qual ambiente deve ser priorizado, qual limpeza deve ser realizada, qual a periodicidade, o que  deve ser feita primeiro, quais os produtos necessários. 

    Devem ser limpos diariamente, com limpeza geral e limpeza de conservação: Hall de entrada, portaria, calçadas, banheiros, elevadores, aparelhos de portaria e objetos de decoração, sauna, academia e vestiários e retirar o lixo.  

    Devem ser limpos semanalmente, com limpeza geral e de manutenção: Quadras esportivas, churrasqueiras, salão de jogos, caixas de hidrantes e extintores, móveis das áreas comuns, playground.

    Devem ser limpos quinzenalmente, com faxina e limpeza geral: Espelhos, vidros, janelas, portas, pisos de madeira, paredes (azulejos), sala de máquinas. 

    Devem ser limpos mensalmentes, com limpeza geral e faxina: Garagens, salão de festas, Janelas externas, grades do condomínio, escadas de emergência. 

    Além disso, elabore um checklist do que deve ser feito e estabeleça uma rotina, de acordo com os funcionários e horários de maior circulação. Por fim, manter o condomínio limpo é responsabilidade, não só do síndico ou da equipe de limpeza. Por isso, devem ser criadas regras para que a limpeza de todas as áreas comuns seja mantida e respeitada por todos os condôminos. Espalhe cartazes, coloque no regimento interno e comunique nas assembleias gerais as regras de boa convivência e manutenção da limpeza das áreas. Inclua os produtos de limpeza nos gastos do condomínio 

    Alguns dos produtos essenciais para limpeza de qualquer ambiente são: 

    • Água sanitária
    • Lustra móveis
    • Boa quantidade de papéis higiênicos
    • Álcool em gel Sabão
    • Panos de limpeza
    • Sacolas para o lixo
    • Rodo Vassoura
    • Limpa vidros

    Produtos para limpeza das piscinas, caixas d’água e outros locais que dependem de limpeza de manutenção não podem ser esquecidos.

    Com essas dicas, já fica mais fácil de ter um condomínio limpo e organizado, sem problemas para manter a qualidade de vida de todos os moradores! 

    É necessário incluir em seu planejamento financeiro os gastos com limpeza. Pensando nisso, que tal conhecer um pouco dos serviços da Duplique Santa Catarina? 

    Não esquente a cabeça para tudo que envolve a cobrança dos moradores inadimplentes! Solicite uma Proposta aos nossos consultores.