O síndico é a pessoa que responde pela administração de um prédio, podendo ser ele amador ou profissional. Mas você sabe quais são as funções desse profissional?
Segundo o Código Civil, o síndico deve ser o representante legal do condomínio. Ou seja, ele é o responsável por toda a documentação do condomínio. Além disso, ele também é o responsável por toda a parte administrativa do prédio, ainda que uma empresa especializada seja a responsável pela gestão financeira do condomínio.
Além da parte legal, o síndico também é responsável pela harmonia e boa convivência dentro do condomínio. Portanto, saber ouvir (especialmente reclamações), ser pró-ativo, zelar pelo patrimônio comum e ter boa comunicação são características que devem estar atribuídas ao ocupante desse cargo.
O Art. 1348 da Lei 10406/02 do Código Civil define como funções do síndico:
I - convocar a assembleia dos condôminos;
II - representar, ativa e passivamente, o condomínio, praticando, em juízo ou fora dele, os atos necessários à defesa dos interesses comuns;
III - dar imediato conhecimento à assembleia da existência de procedimento judicial ou administrativo, de interesse do condomínio
IV - cumprir e fazer cumprir a convenção, o regimento interno e as determinações da assembleia;
V - diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços que interessem aos possuidores;
VI - elaborar o orçamento da receita e da despesa relativa a cada ano;
VII - cobrar dos condôminos as suas contribuições, bem como impor e cobrar as multas devidas;
VIII - prestar contas à assembleia, anualmente e quando exigidas;
IX - realizar o seguro da edificação.
É responsabilidade do síndico também a fiscalização do cumprimento do regimento do condomínio pelos condôminos. Em caso de descumprimento dessa legislação, é o síndico que deve aplicar as devidas penalidades. Além disso, a cobrança dos inadimplentes também é incumbência do síndico, mas este deve tomar cuidado para não gerar nenhum constrangimento.
É importante citar que assim como há um artigo do Código Civil que trata sobre as responsabilidades dos síndicos, há também a Lei do Condomínio, N.º 4.591, de 16 de dezembro de 1964, que dispõe sobre o condomínio em edificações e as incorporações imobiliárias.
Acompanhe mais notícias e informações para condôminos, síndicos e todo o universo de condomínios em nosso site e nossas redes sociais:
www.facebook.com/dupliquesantacatarina
www.instagram.com/dupliquesantacatarina
Com os serviços de garantia de receita para condomínios oferecido pela Duplique Santa Catarina, síndicos, síndicos profissionais e moradores tem certeza de receita para 100% das unidades condominiais.
A Duplique Santa Catarina possui a maior estrutura em seu segmento com centrais de atendimento em Florianópolis (Centro, Canasvieiras e Estreito), São José, Palhoça, Criciúma, Balneário Camboriú e Joinville.
Vamos conversar sobre a receita do seu condomínio?
Não esquente a cabeça para tudo que envolve a cobrança dos moradores inadimplentes!
Solicite uma Proposta agora mesmo por email.