Solicite sua proposta
Termo de consentimento: Ao fornecer os dados de cadastro acima solicitados, o Titular dos dados consente e concorda que o GRUPO DSC na qualidade de controlador, identifique e entre em contato com o Titular para envio de informações sobre seus serviços, além de outros informes. Política de privacidade

Contato LGPD
Os dados disponibilizados neste formulário serão tratados conforme a Política de Privacidade de Dados. Política de privacidade

Notícias
28/04/2020
4 dicas para melhorar a segurança no seu condomínio

O ditado “prevenir é melhor do que remediar” é a máxima quando o assunto é segurança em condomínios. Justamente porque a maioria das pessoas que escolhem essa forma de habitação levam em consideração a segurança que esses ambientes preconizam. 

Mas para garantir essa tranquilidade para os condôminos, há vários recursos e boas práticas que podem ser adotadas por síndicos pelos e próprios moradores para melhorar ainda mais a segurança desses locais. Veja alguns deles a seguir.

Identifique quem está entrando no condomínio

Uma das principais medidas para prevenir sinistros nos condomínios é saber quem está tendo acesso a esse ambiente e porquê. Portanto, várias ações devem ser consideradas nesse sentido, tais quais:

  • Identificar prestadores de serviço e visitas na portaria, antes de deixá-los entrar;
  • Aconselhar aos condôminos que venham retirar na portaria suas entregas;
  • Manter uma relação com a identificação dos moradores, bem como as placas dos carros que utilizam a garagem;
  • Para os condôminos: acompanhar a abertura e o fechamento do portão para garantir que ninguém aproveite esse momento para entrar no condomínio.

Crie protocolos de segurança e divulgue-os

Garantir a segurança do condomínio é dever de todos que o frequentam, sejam eles condôminos, trabalhadores, síndico ou empresas prestadoras de serviço. Desse modo, os protocolos de segurança, que por vezes existem só “no papel”, devem ser naturalizados e realmente praticados por todos aqueles que fazem parte desse ecossistema. 

Questões como bons hábitos de segurança, o que fazer em caso de assalto, invasão, ou quem avisar em caso de suspeita, são algumas das situações que merecem ter medidas específicas para garantir a tranquilidade do condomínio.

Nesse sentido, se em seu prédio ainda não existem ou você não conhece esses protocolos, vale dar uma atenção para esse assunto!

Conte com a ajuda da tecnologia

Cada vez mais dispositivos vêm sendo desenvolvidos e aprimorados a fim de garantir a segurança coletiva em condomínios. Aparelhos com verificação biométrica, sistemas automatizados e outras funcionalidades eletrônicas são algumas das soluções que síndicos e condôminos têm encontrado para melhorar a segurança no ambiente residencial. Veja abaixo algumas dessas tecnologias:

  • Interfone Virtual: o interfone, artigo de comunicação tradicional dos condomínios, se modernizou e agora permite também o contato direto com o condômino pelo celular, por meio de um sistema que realiza uma ligação para o número do morador quando o visitante se identifica. A praticidade desse dispositivo permite que o condômino atenda o interfone mesmo fora de casa, e também intensifica as medidas de segurança, já que a ligação permanece gravada no dispositivo.
  • Chaves biométricas: cada vez mais, diversos dispositivos têm adotado a leitura biométrica como método de segurança. Atualmente essa tecnologia tem sido empregada também nos acessos condominiais, tanto com o reconhecimento biométrico, quanto com reconhecimento facial ou da voz. 
  • Controle remoto com botão de pânico: nesse modelo de controle remoto, além dos tradicionais botões para abrir o portão da garagem, há também um botão que pode ser acionado em situação de perigo ou coação, que imediatamente alerta a central de vigilância do condomínio sobre a situação de risco.
  • Comunicação rápida por grupos de WhatsApp:uma solução simples e prática, já adotada por muitos condomínios, são os grupos de vizinhos no WhatsApp. Neles, é possível informar de forma rápida e eficaz caso algo pareça fugir da normalidade na rotina do prédio. 

Além de pensar em adquirir novas tecnologias para a segurança condominial, vale lembrar também da importância de atualizar o sistema de segurança já existentes, como o sistema de câmeras e alarmes, por exemplo, que com a constante evolução dos aparelhos podem ter sua finalidade de segurança potencializada.

Capacite os profissionais de segurança

Uma equipe bem treinada e com experiência em segurança condominial é fundamental para garantir a preservação do condomínio e o bem estar dos moradores. Portanto, na hora de contratar os prestadores de serviço avalie a empresa e a capacitação dos profissionais para situações do dia-a-dia do condomínio.

 Além de todas essas dicas, vale lembrar também dos hábitos tradicionais de segurança, como utilizar o olho mágico antes de abrir a porta e sempre se comunicar com os outros moradores do condomínio caso perceba algo estranho. 

Dessa maneira, com atenção e colaboração coletiva, os condomínios tendem a se tornar locais ainda mais seguros e confortáveis para seus moradores!

Conheça os serviços da Duplique Santa Catarina

Para não se incomodar com a falta de recursos para realização de obras, ou para a cobrança das unidades inadimplentes procure quem, há mais de vinte anos, cuida com excelência da receita de condomínios.

Solicite uma Proposta aos nossos consultores.