Solicite sua proposta
Termo de consentimento: Ao fornecer os dados de cadastro acima solicitados, o Titular dos dados consente e concorda que o GRUPO DSC na qualidade de controlador, identifique e entre em contato com o Titular para envio de informações sobre seus serviços, além de outros informes. Política de privacidade

Contato LGPD
Os dados disponibilizados neste formulário serão tratados conforme a Política de Privacidade de Dados. Política de privacidade

Notícias
25/03/2022
Como lidar com os moradores inadimplentes

Inadimplência é o não cumprimento de um contrato, especificamente a falta de pagamento de um acordo comercial, o que leva a uma dívida. Na maioria dos casos, o inadimplente é obrigado por lei a pagar sozinho seu débito. Porém, em relação às taxas do condomínio, pode ser necessário que os demais condôminos adimplentes tenham que cobrir a falta de receita das cotas de moradores inadimplentes

De acordo com a Lei do Condomínio, quando um condômino não paga a taxa condominial, essa dívida precisa ser coberta pelos demais moradores, o que é chamado de “rateio de inadimplência”. Isso acontece porque o valor da taxa é baseado no orçamento aprovado em assembleia ou no rateio das despesas do condomínio, sem margem para lucro nem ganhos especulativos. Embora esse recurso seja amparado por lei, é bastante polêmico e geralmente provoca discussões acaloradas em condomínios.

A lei também proíbe que o morador inadimplente seja impedido de utilizar as áreas comuns do condomínio e, se o antigo proprietário de uma unidade tinha cotas em aberto, estas acompanham a unidade mesmo depois da venda, passando para o novo proprietário.  

Apesar disso, existem duas medidas legais que podem pressionar o condômino devedor a cumprir com o pagamento: multa e ação judicial. A multa prevista para o inadimplente é de 2% sobre o total devido e 1% de juros ao mês. 

Sempre fica para o síndico, seja síndico morador ou síndico profissional, e para a administração do condomínio, ter que lidar com a dificuldade da falta de receita provocada pela inadimplência. Citando Luiz Fernando de Queiroz no livro Condomínio em foco, ao final do dia “o inadimplente deve dar-se conta de que sua contribuição para a manutenção do prédio é a única fonte de renda do condomínio”. 

Quer acabar com a inadimplência em seu condomínio? Conheça os serviços da Duplique Santa Catarina

Se o seu vizinho não pagar a taxa condominial, pode ser que você precise arcar com a falta de receita gerada pela inadimplência dele. 

Para não se incomodar com a falta de recursos para realização de manutenções, obras ou benfeitorias, para ter uma melhor previsão orçamentária ou para eliminar os problemas causados pela inadimplência condominial, procure quem, desde 1994, garante com excelência a receita de centenas de condomínios.

Solicite uma Proposta aos nossos consultores.