Um problema bastante comum em condomínios e que causa alguns desentendimentos é o barulho de vizinhos. Especialmente quando estes resolvem realizar alguma festa em casa ou no salão de festas do prédio. Ainda mais quando o condomínio é menor, ou com uma acústica ruim. Nesse caso, o barulho do dia a dia de um vizinho pode se tornar um incômodo.
Em locais que possuem universidade por perto isso ocorre com mais frequência ainda, já que - especialmente em início ou final de semestre - ocorrem muitas festas de integração, festa de calouros, trotes, etc...
Pensando nisso, muitos síndicos e condôminos indicam a instalação de isolamento acústico nos salões de festa e nas paredes dos apartamentos. Além de evitar o barulho, o isolamento permite que os vizinhos não vejam o salão de festas.
O Isolamento acústico pode ser colocado em portas, janelas, pisos, forros e até mesmo em tubulações e pode ser feito com placas de cimento, gesso, chapas de aço, amortecedores ou outros materiais isolantes.
Para todas as obras de isolamento, sempre exija da empresa especializada a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e/ou Registro de Responsabilidade Técnica (RRT). Mesmo que a obra seja pequena e sobretudo se necessitar de intervenção na estrutura, estes documentos devem ser solicitados.
Segundo a norma 15.575 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), desde 2013, edifícios residenciais que tenham até cinco pavimentos devem utilizar materiais especiais para isolamento acústico. Essa regra serve para todos os prédios construídos após a instituição da mesma. De acordo com ela, as paredes que dividem os apartamentos devem ter isolamento de 45 decibéis. Normalmente para condomínios multifamiliares de alto padrão, verticais e horizontais, o isolamento acústico já é pré-requisito.
Quando o prédio foi construído sem isolamento acústico
Caso o prédio tenha sido construído antes do ano de vigência da norma, é possível que o imóvel não tenha isolamento acústico como solicita a regra. Por isso, é importante que se decida em assembleia que a instalação do isolamento acústico seja implantada no condomínio.
O isolamento acústico nos ambientes de festa trazem conforto não só para os moradores que se incomodam com o barulho, como também para os que desejam realizar festas e não o fazem para não incomodar os vizinhos ou, quando fazem, sabem que invariavelmente vão incomodar outros moradores do prédio, gerando um mal-estar entre os vizinhos.
Antes visto como supérfluo, por ser uma medida que melhora substancialmente a convivência e qualidade de vida nos condomínios, trata-se de uma iniciativa que hoje muitos síndicos têm buscado. Obviamente antes de realizar as reformas é necessário fazer um planejamento financeiro que será votado em assembleia de condomínio.
Vamos conversar sobre a receita do seu condomínio?
Não esquente a cabeça para tudo que envolve a cobrança dos moradores inadimplentes!
Conheça a Duplique Santa Catarina e solicite uma Proposta aos nossos consultores.