SOLICITE UMA PROPOSTA

2ª Via de Boletos
ou Outros Assuntos

Solicitar Proposta Comercial

Solicite sua proposta

Notícias
20/03/2020
Laudo técnico em condomínios: entenda a importância desse item

Edificações, assim como os seres vivos , envelhecem. Isso significa que, todas as instalações de prédios, se não forem bem cuidadas, podem ter problemas. Esses problemas podem ser evitados com manutenções periódicas. No entanto, antes de fazer qualquer reforma, é necessário que seja realizado uma espécie de “exame”, chamado profissionalmente de Laudo Técnico.

O que é um Laudo Técnico?

O Laudo Técnico é um relatório das condições específicas, como a segurança e a validade, de determinadas estruturas nas edificações. Uma das coisas mais importantes a serem consideradas no momento de realizar o Laudo Técnico, é a contratação de um profissional/empresa qualificado. Uma vez que, é esse perito o responsável por fazer uma avaliação na estrutura e sistemas do edifício, identificando possíveis falhas, além de auxiliar na elaboração do orçamento necessário para que possíveis obras sejam realizadas.

Além disso, o Laudo Técnico também é o respaldo e a segurança que o síndico tem para justificar suas ações. Ou seja, impede que ocorra qualquer desvio e também serve de prova para os condôminos de que o valor que foi apresentado em assembleia é igual ao que foi utilizado. Isso garante tranquilidade aos condôminos e ao síndico.

O que é analisado?

Geralmente o perito técnico faz uma análise em locais onde o síndico e o zelador não têm costume de olhar, como o topo do prédio e casa de piscinas. Além disso, o profissional que realiza este “exame” tem conhecimento técnico para identificar as condições de segurança desses locais, diferente do síndico e do zelador. Durante possíveis obras, o perito pode também realizar análises do serviço prestado.

De maneira geral, o perito técnico é responsável por indicar problemas, mostrar as causas e indicar o que precisa ser feito para resolver esses problemas.

Porque é necessário realizar avaliação periódica?

As avaliações periódicas devem ser feitas por duas principais razões: segurança e economia.

No primeiro caso, através de avaliações periódicas é possível detectar problemas antes de algum incidente acontecer. Um problema elétrico, por exemplo, pode causar um acidente gravíssimo, se não forem adotadas medidas preventivas.

Além disso, realizar análises periódicas na estrutura pode também representar um benefício para a receita do condomínio. Isso porque, uma manutenção para prevenir é mais barato do que reformar um ambiente que já tenha sofrido algum dano maior. Ou seja, a longo prazo, a economia é maior.

O perito encontrou problemas, o que deve ser feito?

No geral, quando um perito encontra algum problema, ele já auxilia na elaboração do orçamento, indicando além de preço e prazo, qual é o orçamento adequado. Com o orçamento e a elaboração do planejamento financeiro, é hora de contratar a empresa escolhida para a realização da obra.

É importante lembrar que nessas obras - pelo grau de necessidade - não precisam de quórum qualificado - que é quando você tem um número mínimo de presentes em assembleia para que os votos possam ser computados - para aprovação, com maioria simples já é possível realizar a obra, segundo o art.1341, II, do código civil .3.

Para realização das obras de reforma e para a contratação do perito deve ser feito um planejamento financeiro pelo síndico. Por isso, uma garantidora de receita é muito importante para esse fim, caso seu prédio possua problemas com inadimplência.

Conheça os serviços da Duplique Santa Catarina

Para não se incomodar com a falta de recursos para realização de obras, ou para a cobrança das unidades inadimplentes procure quem, há mais de vinte anos, cuida com excelência da receita de condomínios.

Solicite uma Proposta aos nossos consultores.