Considerada como uma das principais partes de um condomínio, as áreas de lazer sempre proporcionam momentos de descontração entre os moradores e suas famílias.
Além de reunirem também os condôminos para uma melhor convivência, esses espaços, quando bem gerenciados, transmitem sensações cômodas e agradáveis.
Para um melhor aproveitamento da área de lazer de seu condomínio, A Duplique Santa Catarina separou algumas dicas de otimização e manutenção da estrutura para que todos possam aproveitar da forma mais eficiente possível!
Confira:
1. Paisagismo
Uma área de lazer aprimorada e confortável possui diversos locais verdes, que influenciam também no humor, na saúde e no bem-estar das pessoas ao redor.
Por conta disso, a área de lazer de seu condomínio pode ser melhorada a partir da inclusão de um paisagismo bem feito no local.
A aquisição de árvores, flores e gramas pode ser uma boa aposta para melhorar o visual do seu condomínio, e também para proporcionar paisagens mais agradáveis aos condôminos.
Cabe avaliar a compra de espécies frutíferas que podem atrair os condôminos mas também passarinhos, tornando a área verde ainda mais agradável.
2. Playground
Uma atenção especial deve ser voltada ao playground localizado na área de lazer. Uma das principais observações que devem ser feitas é a qualidade dos brinquedos, para preservar a segurança de todas as crianças que vão utilizar o espaço.
Conforme a norma regulamentadora desses espaços prevista na ABNT, os arredores dos parquinhos devem ter, no mínimo, 1,5 metros livres para a circulação. Parafusos e roscas salientes devem ter acabamentos com proteção, e os cantos dos aparelhos devem ser arredondados, para que as crianças não se machuquem ao usarem os brinquedos.
A norma também prevê que o parquinho seja dividido em áreas, separadas pela faixa etária de cada criança, a fim de evitar confusões e utilizações errôneas dos brinquedos.
Os parquinhos construídos com madeira devem ter um acabamento liso, sem lascas ou farpas que possam causar machucados. Barreiras de segurança devem também ser instaladas ao redor dos brinquedos, para que as crianças não andem ou corram em lugares indevidos.
Com todas essas reformas, os parquinhos podem ser, com uma boa limpeza e pintura - utilizando cores vivas e tons de realce - uma grande aposta do condomínio para melhorar a área de lazer e proporcionar às famílias um passatempo para seus filhos.
3. Mobília
A mobília correta também deve ser escolhida na hora de montar uma área de lazer prática e confortável para seus moradores.
Se a mesma ficar exposta ao tempo, recomenda-se que todo o mobiliário do local como os bancos, as mesas e as cadeiras possuam estruturas e tecidos resistentes à chuva e ao sol, por exemplo.
Materiais como fibras sintéticas e alumínio são uma boa escolha para o espaço. Combinando-os com as cores do ambiente em que ficarão próximos, a estética do local fica ainda mais atrativa aos moradores e visitantes.
4. Iluminação
A iluminação dos ambientes é uma das mais importantes aliadas às áreas de lazer.
Quando bem planejada, essas luzes podem valorizar o ambiente, seus móveis e cores, além de tornarem-o ainda mais seguros.
Nas áreas externas, spots de iluminação, feixes de luz que vão debaixo para cima e uso de fitas LED junto de arandelas, são bons pretendentes à resistência da umidade do local, e também são esteticamente agradáveis.
5. Pisos
As áreas de lazer também podem ser melhoradas com a ajuda de pisos funcionais e adequados para o ambientes.
Por exemplo, a utilização de revestimentos antiderrapantes e atérmicos - pensados para os dias de muito calor ou chuva - são uma boa escolha! Se as áreas de lazer ficam próximas a piscinas, eles ainda podem evitar quedas e queimaduras nos pés.
Além disso, em playgrounds, o piso também deve garantir a segurança das crianças. Por conta disso, considerar o melhor piso que seja funcional em ambos os ambientes servirá ainda como uma economia de dinheiro para seu condomínio!
6. Quadra de esportes
Mesmo sendo um grande investimento, a quadra de esportes é uma das partes mais utilizadas dentro de uma área de lazer.
Para melhorá-la, é imprescindível que os materiais corretos sejam utilizados para atender todas as necessidades dos moradores, como por exemplo, a aquisição de redes - para vôlei -, traves - para esportes como futebol ou handebol -, ou ainda travessões - para o basquete.
É claro que também não pode faltar o elemento principal: as bolas. Com certeza a melhor quadra possível para ser montada em seu condomínio é aquela que atende todos os esportes, servindo para todos os gostos e moradores.
Essa também é uma forma de economizar dentro da sua morada! Com a ressalva de todos os benefícios que ela trará para a saúde dos moradores.
Segurança das áreas comuns
Após todas essas dicas, ficou fácil ter ideias para planejar da melhor forma possível as áreas de lazer do seu condomínio, não é?!
Mas antes disso, uma coisa deve ser esclarecida: todas as áreas devem ser bem cuidadas e gerenciadas pelos síndicos e funcionários - sem estourar a previsão orçamentária -, e também utilizadas de maneira correta, com responsabilidade, pelos moradores e visitantes.
Quando esses espaços não são bem cuidados, e quando não há uma supervisão efetiva e periódica, as áreas comuns podem gerar conflitos entre os vizinhos, e até mesmo entre as pessoas que administram o local, podendo ainda acarretar acidentes que ocasionam ações jurídicas contra o próprio condomínio.
Por conta disso, durante a gestão, o síndico deve ter uma equipe treinada para lidar de forma apropriada com os locais e seus devidos equipamentos ou imóveis - sendo eles seguros e confortáveis para todos os condôminos - além de um procedimento de segurança padrão previamente definido em assembleias em casos de incidentes.
Dessa forma, a participação dos moradores nas reuniões condominiais é de extrema importância para debater o tema e entender todas as orientações que devem ser seguidas caso ocorra alguma eventualidade. Somente desse jeito, com a coletividade, os espaços serão bem preservados e o entendimento mútuo reinará nos condomínios.
Otimização leva à valorização
Após a reforma, e ao certificar-se que o condomínio esteja em sua forma mais segura possível, com todos os equipamentos corretos e de qualidade, a negociação comercial, de venda ou locação de unidades dentro dos condomínios, fazem toda a diferença na hora de fechar o negócio, principalmente quando leva em conta a qualidade do ambiente.
Esses espaços valorizam todos os imóveis, ainda mais quando o interesse é realizar uma venda, pois o comprador pode se sentir desestimulado a mudar-se para o local em questão porque as áreas de lazer não estão sendo bem cuidadas ou foram mal planejadas. Por conta disso, é extremamente importante manter as áreas comuns bem cuidadas, para que ele agregue valor aos imóveis.
Para o bem-estar dos moradores, a Duplique assegura a receita do seu condomínio!
Seja para a instalação de novas áreas ou móveis e equipamentos para a área de lazer mas também para a manutenção destes espaços e todo o condomínio, é importante que o seu síndico possa contar com as contas em dia.
Conheça a Duplique e garanta a receita do seu condomínio, resolvendo o problema da inadimplência condominial e mantendo a qualidade de vida para os seus moradores.
Solicite uma proposta comercial para o seu condomínio e tire suas dúvidas com a central mais perto de você!