Um condomínio preservado em todos os seus ambientes tem boa saúde financeira. Para evitar prejuízos, os condôminos devem pagar a taxa do condomínio em dia. Essa taxa, no entanto, tende a aumentar em determinadas situações.
É importante lembrar que para que ocorra um aumento da taxa, o síndico precisa convocar uma assembleia com finalidade específica e obter a aprovação deste reajuste, informando aos condôminos os motivos para o aumento, além de garantir que as ações prometidas sejam de fato, realizadas. Dentre as situações que podem justificar o aumento das taxas de condomínio, listamos quatro.
O principal motivo para aumento da taxa condominial é a inadimplência. Esse fator pode prejudicar o planejamento de contas feito pelo síndico ou pela administradora. Por isso, pode acontecer dos administradores aumentarem as taxas buscando manter a saúde financeira do condomínio, sempre convocando assembleia específica para tal finalidade e contando com aprovação dos moradores.
Uma maneira de evitar esse tipo de problema é a contratação de uma garantidora de receita para condomínios. Com a receita garantida, todos ganham, pois o síndico tem uma previsão de receita e pode investir em manutenções necessárias ou obras, e os moradores não são impactados diretamente pela inadimplência de alguns condôminos.
Caso o condomínio precise realizar uma obra que não estava prevista, o síndico pode convocar uma assembleia geral com os condôminos para decidir se irá ocorrer o aumento da taxa. É importante o síndico apresentar aos condôminos qual será o valor total da obra e de quanto será o aumento, para que a votação seja favorável.
Se em gestões anteriores houve má administração dos recursos do condomínio, é possível que as finanças estejam em situação ruim. Uma maneira de reverter este quadro é reajustando a taxa condominial. Novamente, é importante que o síndico seja transparente com os condôminos e apresente a situação, para justificar esse aumento perante uma assembleia.
Contratação ou demissão de funcionários também pode gerar necessidade de reajuste da taxa ou chamada de capital para a finalidade específica. Quando ocorre uma demissão, surgem algumas despesas com a parte burocrática e, dependendo de como está a situação financeira do condomínio, será necessário convocar uma assembleia para tratar do tema.
O aumento de funcionários como porteiros, faxineiros e zeladores também pode ser um motivo para o reajuste da taxa condominial. Uma maneira de conter parte destes gastos é avaliar a possibilidade de terceirização desses serviços.
Para não se incomodar com a falta de recursos para realização de manutenções, obras ou benfeitorias, para ter uma melhor previsão orçamentária ou para eliminar os problemas causados pela inadimplência condominial, procure quem, desde 1994, garante com excelência a receita de centenas de condomínios.
Solicite uma Proposta aos nossos consultores.