SOLICITE UMA PROPOSTA

2ª Via de Boletos
ou Outros Assuntos

Solicitar Proposta Comercial

Solicite sua proposta

Notícias
27/08/2020
Síndico Condômino ou Síndico Profissional: qual o melhor para o seu condomínio?

Aqui no site da Duplique Santa Catarina, administração condominial já foi tema de diversos artigos. Já falamos sobre as obrigações do síndico, disponibilizamos alguns modelos de documentos essenciais para auxiliá-los nessa função, e também já demos dicas do que fazer quando ninguém se interessa em ocupar o cargo de síndico do condomínio.

No artigo de hoje, vamos solucionar uma questão ainda muito comum para quem vive o dia a dia dos condomínios, e que vem à tona sempre que a troca de gestão se aproxima: qual é a melhor opção para o meu condomínio - síndico profissional ou síndico condômino?

Primeiramente, é preciso deixar claro: a melhor opção é aquela que se encaixa com a realidade do condomínio.

Não se deixe levar apenas pela “tendência do mercado” em optar por uma ou outra modalidade de síndico e esteja ciente de que não existe certo ou errado entre síndicos condôminos e síndicos profissionais, o que existe, de fato, são, administrações de sucesso e administrações que deixam a desejar.

Portanto, é muito importante entender qual é a realidade do seu condomínio e o que um bom síndico, seja ele profissional ou morador, deve ter para atender as demandas do condomínio em questão. Para isso, algumas variáveis devem ser analisadas antes de tomar uma decisão, coletiva e em Assembleia, sobre o futuro da administração do seu condomínio, são elas:

  • Interesse e Preparo dos Condôminos para assumir a função de Síndico
  • Disponibilidade de recursos
  • Tamanho e Demandas do Condomínio

Para entender melhor cada um desses fatores, continue com a gente!

Interesse e Preparo dos Condôminos para assumir a função de Síndico

Primeiramente, é preciso saber se algum dos moradores tem interesse em assumir a função de síndico do condomínio.

Demonstrado o interesse, esse condômino precisa se preparar para exercer essa função, e estar ciente das demandas do dia a dia da administração condominial, afinal, caso eleito, ele será o responsável civil, criminal e trabalhista pelo condomínio.

Mesmo com interessados a ocupar o cargo dentro do condomínio, é preciso avaliar outras questões intrínsecas à realidade do prédio, como você confere abaixo.

Disponibilidade de recursos

Tanto o síndico profissional, quanto o síndico morador, requerem um investimento da arrecadação condominial, em diferentes proporções.

Atualmente, no caso dos síndico morador, há casos em que esse condômino recebe um salário para desempenhar a função de síndico e casos nos quais ele fica isento das taxas condominiais comuns.

Já no caso do síndico profissional, ou síndico profissional através de administradora, são cobradas taxas mensais que podem variar conforme o condomínio a ser administrado, fatores como quantidade de blocos, moradores e demandas mensais.

Portanto, estimar a disponibilidade de recursos do condomínio para avaliar quanto capital é possível destinar para essa finalidade, é um dos pontos cruciais para a escolha do próximo gestor do seu condomínio.

Tamanho e Demandas do Condomínio

A complexidade de administração do condomínio também é um quesito muito importante a ser avaliado antes de se optar por uma ou outra modalidade de síndico.

Quantidade de condôminos, demandas internas e externas, funcionários e terceirizados, limpeza, manutenção, segurança e ainda a tarefa de manter a boa relação entre os condôminos, além de todas as questões burocráticas e financeiras, são fatores que condicionam o preparo que o síndico deve ter, ou desenvolver, para realizar uma boa administração condominial.

Seja qual for a modalidade que mais se encaixa com a realidade do seu condomínio, é preciso prezar por um síndico comprometido e responsável com a funcionalidade e organização do condomínio.

E não se esqueça de valorizar o seu síndico! É ele quem trabalha para garantir o bem-estar de todos que moram no seu condomínio.

Conheça os serviços da Duplique Santa Catarina

Para não se incomodar com a falta de recursos para realização de obras, para ter uma melhor previsão orçamentária ou para a cobrança das unidades inadimplentes, procure quem, há mais de vinte e cinco anos, garante com pontualidade e excelência a receita de centenas de condomínios em todo estado.

Solicite uma Proposta aos nossos consultores.