Solicite sua proposta
Termo de consentimento: Ao fornecer os dados de cadastro acima solicitados, o Titular dos dados consente e concorda que o GRUPO DSC na qualidade de controlador, identifique e entre em contato com o Titular para envio de informações sobre seus serviços, além de outros informes. Política de privacidade

Contato LGPD
Os dados disponibilizados neste formulário serão tratados conforme a Política de Privacidade de Dados. Política de privacidade

Notícias
25/10/2020
Home office em condomínios: o que pode e não pode quando o apartamento vira escritório

A partir de março de 2020 com o início da quarentena em vários estados do Brasil, muitos profissionais de diversas áreas  e por vezes empresas inteiras optaram por trabalhar em home office. Uma pesquisa de 2010 do IBGE constatou que 1 a cada 10 brasileiros vivem em condomínios verticais, ou seja, existe parcela considerável da população que vive sob as convenções condominiais. 

 

Nesse artigo você vai conhecer o que é ou não permitido quando o assunto é home office em condomínios:

 

 

  • O que diz a regulamentação sobre o home office em condomínios
  • Orientações para trabalhar em casa 
  • Problemas no Home office, e agora?

 

O que diz a regulamentação sobre o home office em condomínios

Embora não exista uma regulamentação geral que cite o trabalho de casa, todos os condomínios possuem a atividade principal para a qual se destinam bem definida: residencial ou comercial. Tendo esse ponto em vista, é importante que mesmo trabalhando de casa, o espaço ainda seja predominantemente domiciliar e não somente o seu escritório. 

Além disso, é importante ter em mente que seja respeitada a convenção interna do condomínio quanto às definições de atividade comercial. Vale considerar as regulamentações internas também para conferir se há alguma orientação específica para home office.

 

Orientações para trabalhar em casa

Caso dentro do seu condomínio não hajam regras especiais aplicadas para home office, prevalece o respeito. 

É importante que não haja barulho no horário de silêncio, que não haja grande fluxo de pessoas para sua residência e que não sejam utilizados recursos do condomínio em benefício próprio, como por exemplo, agendar reuniões em espaços compartilhados ou utilizar a energia de algum ponto fora do seu domicílio. Vale lembrar que tudo que for dividido coletivamente também não pode ser usado para fins comerciais. 

 

Problemas no home office, e agora?

 

Quando a atividade profissional em casa ultrapassa os limites residenciais, é recomendado que se entre em contato com o síndico para esclarecer a situação. 

Ele é responsável pela manutenção da ordem e por garantir o bom funcionamento entre toda a vizinhança.Você pode conferir quais as obrigações do síndico aqui. 


E, caso seu home office necessite mais que sua residência possa oferecer, está na hora de partir para um condomínio comercial, onde você poderá receber clientes em maior volume, fazer propagandas com o endereço, além de ter acesso aos recursos necessários para exercer a atividade.

Cabe salientar que todas as informações citadas acima também servem para o homeschooling ou ensino à distância, que teve aumento significativo com a chegada da pandemia do novo coronavírus em diversos países.

Conheça os serviços da Duplique Santa Catarina

Estamos há mais de vinte e cinco anos no mercado, garantindo com pontualidade e excelência a receita de centenas de condomínios em todo estado. Se você é síndico ou condômino e quer garantir a receita e fugir da crise condominial, conheça-nos através de nossas redes sociais: youtube, instagram e linkedin

 

Solicite uma Proposta aos nossos consultores.

 

Confira a galeria da notícia
  • /sistema/sys/arquivos/img_noticias/126..png?w=550
  • /sistema/sys/arquivos/img_noticias/127..png?w=550
  • /sistema/sys/arquivos/img_noticias/128..png?w=550